segunda-feira, 8 de maio de 2017

Plano de Aula


I. Dados de Identificação:
Escola: E.M.E.F. Tusnelda de Lima Barbosa
Professor: Cláudia Figueira, Daniele Godoi
Série: 9° ano
Nº de períodos: 2

II. Tema: Função do 1°grau 

III. Objetivos:
 
Objetivo geral: Conceituar função do 1º grau e mostrar sua representação gráfica.

Objetivos específicos:
  • Resolver problemas envolvendo função de 1° grau;
  • Identificar a função quanto a sua classificação.

IV. Conteúdo:
Função do 1° grau
Função crescente e decrescente. 

V. Desenvolvimento do tema e os procedimentos de ensino:

1° momento: Dar a definição do que é uma função de 1° grau e mostrar exemplos.

Função do 1º grau

A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de zero.
A função de primeiro grau, também denominada função afim ou função polinomial do primeiro grau:
É qualquer função f que apresenta a forma 




(ou y = ax + b), em que a e b representam números reais e a ≠ zero.

Coeficiente angular e linear

Coeficiente angular: Em uma função de primeiro grau, o número real correspondente ao a sempre multiplica x e recebe o nome de coeficiente angular.
Coeficiente linear: O termo b da equação é independente e recebe o nome de coeficiente linear.
O coeficiente a tem que ser necessariamente diferente de 0, já que, ao realizarmos a operação de multiplicação do x por 0, teremos como resultado 0, consequentemente, a função assumiria a forma f(x) = b, não mais podendo ser definida como uma função de primeiro grau.

Exemplos

 y=  3x+2 onde: a= 3 e b= 2
 y=  7x–4 onde: a=7 e b= -4

2° momento: Dar o conceito de função crescente e decrescente e expor exemplos.

Função crescente: à medida que os valores de x aumentam os valores correspondentes em y também aumentam.

Função decrescente: à medida que os valores de x aumentam, os valores correspondentes de y diminuem.

Exemplos

3° momento: Ir para a sala de informática para realizar atividades referentes aos assuntos estudados.



Atividade 1
Conhecendo o software Graphmatica. 
Pedir aos alunos que acessem o link http://www.calculo.iq.unesp.br/PDF/Graphmatica-Manual.pdf  para conhecer o software e ver todas as suas funcionalidades.

Atividade 2
Acessar http://graphmatica.br.uptodown.com/windows/download e instalar o software no computador.

Exercícios:

1) Com o uso do software Graphmatica construa no plano cartesiano o gráfico das funções dadas:
a) y= 6x-3
b) y= 2x
c) y= 3x-2
d) y= -x+2
e) y= -4x+4
f) y= -3x+2

2) Determine o valor de a e b nas funções da atividade 1.

3) Análise os gráficos da atividade 1 e diga se a função é crescente ou decrescente.


VI. Recursos didáticos:
Quadro, giz, data show.
Uso do Software Graphmatica, para desenvolver as funções e fazer os gráficos.


 VII. Avaliação:
A avaliação será feita através de prova e atividades desenvolvidas em aula.


VIII. Referências:







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