Escola: E.M.E.F. Tusnelda de Lima Barbosa
Professor: Cláudia Figueira, Daniele Godoi
Série: 9° ano
Nº de períodos: 2
II. Tema: Função do 1°grau
III. Objetivos:
Objetivo geral: Conceituar função do 1º grau e mostrar sua representação gráfica.
Objetivos específicos:
- Resolver problemas envolvendo função de 1° grau;
- Identificar a função quanto a sua classificação.
IV. Conteúdo:
Função do 1° grau
Função crescente e decrescente.
V. Desenvolvimento
do tema e os procedimentos de ensino:
1° momento: Dar a definição do que é uma
função de 1° grau e mostrar exemplos.
Função do 1º grau
A
formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde
a e b são números reais e a é diferente de zero.
A
função de primeiro grau, também denominada função afim ou função polinomial do
primeiro grau:
É qualquer função f
que apresenta a forma
(ou y = ax + b), em que a e b representam números reais e a ≠ zero.
(ou y = ax + b), em que a e b representam números reais e a ≠ zero.
Coeficiente angular e linear
Coeficiente angular: Em uma função de
primeiro grau, o número real correspondente ao a sempre multiplica x e recebe o nome de coeficiente
angular.
Coeficiente linear: O termo b da equação é independente e recebe o nome de coeficiente
linear.
O coeficiente a tem que ser necessariamente diferente
de 0, já que, ao realizarmos a operação de multiplicação do x por 0, teremos como resultado 0,
consequentemente, a função assumiria a forma f(x) = b, não mais podendo ser
definida como uma função de primeiro grau.
Exemplos
Exemplos
y= 3x+2 onde: a= 3 e b= 2
y= 7x–4
onde: a=7 e b= -4
2° momento: Dar o conceito de função crescente
e decrescente e expor exemplos.
Função crescente: à
medida que os valores de x aumentam os valores
correspondentes em y também aumentam.
Função decrescente: à
medida que os valores de x aumentam, os valores correspondentes de y diminuem.
Exemplos
3° momento: Ir para a
sala de informática para realizar atividades referentes aos assuntos estudados.
Atividade 1:
Conhecendo o software Graphmatica.
Pedir aos alunos que acessem o link http://www.calculo.iq.unesp.br/PDF/Graphmatica-Manual.pdf para conhecer o software e ver todas as suas funcionalidades.
Conhecendo o software Graphmatica.
Pedir aos alunos que acessem o link http://www.calculo.iq.unesp.br/PDF/Graphmatica-Manual.pdf para conhecer o software e ver todas as suas funcionalidades.
Atividade 2:
Acessar http://graphmatica.br.uptodown.com/windows/download e instalar o software no computador.
Exercícios:
1)
Com o uso do software Graphmatica construa no plano cartesiano o gráfico das
funções dadas:
a) y= 6x-3
b) y= 2x
c) y= 3x-2
d) y= -x+2
e)
y= -4x+4
f)
y= -3x+2
2)
Determine o valor de a e b nas funções da atividade 1.
3) Análise
os gráficos da
atividade 1 e diga se a função é crescente ou decrescente.
VI. Recursos
didáticos:
Quadro, giz, data
show.
Uso do Software
Graphmatica, para desenvolver as funções e fazer os gráficos.
VII. Avaliação:
A avaliação será feita através de prova e
atividades desenvolvidas em aula.
VIII. Referências:
Atividade avaliada!
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